Assim, como não cultivamos a tradição dos justiceiros de capa e espada moralmente ilibados, nossos heróis são mais ou menos malandros que, antes de tudo, buscam ajudar a si, família, aparentados e amigos. Logo, diante da carência de heróis ao estilo estrito senso, me valho da mistura de personagens reais e inventados que povoam o nosso imaginário como figuras que fizeram a diferença... poucas vezes para melhor.
1- Macunaíma: o primeiro anti-Herói midiático.
(já foi desclassificado da busca, já que é um personagem de ficção, ou seja que não ixisti)
2- Caçador de Marajás: Fernando Collor de Mello.
Em 1990 assumiu como herói aquele que se elegeu com a promessa de caçar marajás. Dois anos depois foi apeado do poder, acossado pelos caras pintadas e pelo “ruído intangível das ruas” – nascia mais um anti-herói. O nosso 30º presidente republicano sintetizou como um perfeito Macunaíma II a rápida transição entre herói e anti-herói. Pena que ele não tenha caçado pelo menos UM marajá... (desclassificado por ser um desclassificado, e ponto. desde quando político é herói?)
3- Zé Mayer: o macho dominador e procriador da república.
Zé Mayer já “traçou” praticamente todas as mulheres da TV brasileira, exceto Dercy Gonçalves e Hebe Camargo, por absoluta falta de tempo.
(desclassificado. Ser pegador não eh ser herói..., mas digamos assim que ele vai ficar no lugar de Charlie Sheen, como pegador mor brasileiro)
» Confira aqui a galeria com todas as mulheres do Zé Mayer.
4- O Astronauta brasileiro, nosso plantador espacial de feijões: Marcos Cesar Pontes.
Ahhh, e a sua missão no espaço foi plantar 8 pés de feijões, rezemos para que os asiáticos não os tenham comido. (desclassificado. Desde quando plantar feijão é heroismo?)
5- Malu Mulher: a guerrilheira feminista.
Nos anos 80 a atriz Regina Duarte encarnou na TV a mulher justiceira que encampou todas as causas feministas em voga então: uso de pílula anticoncepcional, aborto, emancipação da mulher, etc.
(Desclassificada. porque non existe, já diria o padre Quevedo. Toda vez que penso em heroína lembro de dorgas manolo...uhauhauha)
6- Capitão Hollywood: Rodrigo Santoro.
(Hum...boiooola...sem comentarios)
7- Capitão Nascimento: o justiceiro.
(CLASSIFICADO PARA AS SEMI FINAIS! Capitão Nascimento é um dos meus preferidos)
8- Self-Made Man: Lula da Silva.
(Lula nesse caso pode ser substituido por Dilma, ou vice e versa)
9- Barbarella brasileira: Bruna Surfistinha.
A nossa Barbarella Tupiniquim começou puta e terminou escritora, num resumo à altura da trajetória de Bruna Surfistinha, vulgo Raquel Pacheco. Ela foi mais uma heroína brasileira a materializar a fórmula Self-Made Woman do lixo para o luxo. Com o lançamento do filme “O Doce Veneno do Escorpião”, Bruna coroou de uma vez por todas uma carreira midiática meteórica, que culminou no filme sobre a sua personagem.
(Bruna Surfistinha??? Isso já eh demais pra mim...proximo por favor...)
10 – Ayrton Senna: o herói verdadeiro.
O nosso maior Super Herói de todos os tempos, sem sombra de dúvida, é e continuará sendo o grande Ayrton Senna que semana sim, semana não, fazia os gringos comerem poeira voando baixo nas pistas da F1. (Aí sim hein...pena que ele ja nao esta entre nos)
» Ayrton Senna nos céus do Brasil.
Mais um candidato:
"faltou eu....sim. Eu o herói anônimo, o Eu fodido que pega ônibus lotado todos os dias e que pega o metrô mais lotado ainda, que se afoga nas enchentes todos os anos. Eu o cara que torra no calor desgraçado e fica horas na fila do banco. Euzinho que paga uma caralhada de impostos e abastece o carro com gasolina de merda para levar a família para o litoral em horas intermináveis de congestionamento e ainda é explorado até a última gota de sangue pelos caiçaras do litoral FALTOU EUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!"
(Meu caro leitor você até pode ser um herói, porem não eh único, existem milhões iguais a você, entaão esta desclassificado por falta de originalidade... a não ser que você me mande um video comprovando o contrário...)
E assim continuamos a busca pelo nosso herói...
Veja o início da saga clicando AQUI.
Dúvidas e sugestões ao e-mail janainacibeli@gmail.com
Esqueceu do Joaquim Barbosa, o Batman brasileiro que mandou os ladroes do mensalão pra cadeia!
ResponderExcluir